Programa Capacitar a Indústria


CITec - Programa Capacitar a Indústria Portuguesa, é um instrumento de passagem de conhecimento das instituições de ensino superior para as Empresas.

Este Programa tem como objetivo garantir condições aos Centros de Interface Tecnológico (CIT) para trabalharem mais e melhor com as empresas, tendo como contrapartida a exigência da sua atuação refletida na avaliação dos seus planos de atividades, e a definição de metas de médio-longo prazo.

Adicionalmente, o programa de capacitação dos CIT deve ser complementado por formas diversificadas de colaboração entre as instituições científicas e académicas, as empresas e os próprios CIT, a estimular pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, I. P., designadamente na forma de laboratórios colaborativas.
O Programa em causa será, pois, dirigido à prossecução de três áreas de atuação fundamentais:
  • O reforço financeiro das atividades e estruturas dos CIT
  • O reforço de recursos humanos altamente qualificados para os CIT, pela captação de recursos humanos altamente qualificados
  • A promoção do desenvolvimento de novas áreas de competências, incluindo as respeitantes à eficiência energética, à promoção da economia circular e à digitalização da economia
Para além do papel dinamizador do sistema de inovação e dos Centros de Interface Tecnológico, este programa visa ainda promover os objetivos estabelecidos no Acordo de Parceria do Portugal 2020, no que respeita à Promoção do Crescimento e do Emprego.
Finalmente, salienta-se a transversalidade deste programa de apoio aos CIT, que contempla medidas do Ministério da Economia, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, do Ministério do Ambiente e do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, dentro das respetivas áreas de competência, e que constitui assim expressão de uma conjugação de esforços no seio do Governo no sentido de promover a disseminação do conhecimento junto das empresas enquanto fator essencial para a competitividade da economia portuguesa.
No contexto atrás descrito, foi assim criado o programa específico de capacitação dos CIT que permita ultrapassar o défice de financiamento e de recursos humanos afetos a estas entidades e lhes confira assim a capacidade de se concentrarem no desenvolvimento, valorização e transferência de novas tecnologias para as empresas, disponibilizando a estas soluções cada vez mais inovadoras e, como consequência, reforçando a sua competitividade no cenário internacional.
Informações Adicionais
Caso deseje dados adicionais sobre este programa de financiamento, requisite informações aos nossos serviços.